Conexões

Destaques

terça-feira, 9 de setembro de 2025

 

LER É VIVER: O MUNDO COM E SEM PALAVRAS

 

Patrícia Fiori Manfré


A experiência da leitura é fantástica, ainda que seja dolorosa e que revele situações inusitadas. O fato é que sem a leitura nossa vida fica sem cores. Mesmo àqueles que ainda não adquiram as habilidades necessárias para decodificar os símbolos alfabéticos, realizam a leitura de outras formas.

A interpretação de cores, imagens, e expressões corporais, também se configuram como leitura. Ir ao cinema, visitar exposições em museus, feiras e até caminhar por ruas decoradas ou somente observar a paisagem, já estamos exercendo nossas habilidades de ler o mundo e de interpretar suas mensagens.

Contudo se exercitamos o hábito de ler frequentemente ampliamos nossas possibilidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Além de adquirirmos novos conhecimentos, acrescentamos novas experiências que nos trazem maior poder de decisão, análise e consequentemente melhores escolhas.

A leitura nos proporciona conhecer sobre culturas, tradições, sociedades e nos abre um mar de possibilidades de investigação, descobertas e muitas vezes no oriente em relação as nossas necessidades ou dúvidas. Ter acesso a livros é como ter acesso ao mundo a poucos centímetros de distância.


Crédito da Imagem: <https://br.freepik.com/imagem-ia-gratis/dia-internacional-da-educacao-em-estilo-de-desenho-animado_94953427.htm>Imagem de freepik</a>


Quando decidimos investir em livros e em cultura, investimos em nós mesmos, pois, é como comprar uma roupa nova, experimentar novos sabores, respirar ar puro e se divertir com amigos. Poder partilhar o que lemos é ainda mais libertador, pois nos conecta com pessoas, com lugares e sentimentos de ter feito a escolha certa, ter lido.

Viver uma boa vida, passa pela experiência de ler bons textos, sejam eles escritos ou não. O contato com novos lugares, novas situações e com pessoas diferentes, ainda que tenhamos pouco tempo para isso, é um mergulho profundo em nossa essência humana de nos conectar com o que é belo, mas ao mesmo tempo feio, pois a definição de um ou de outro está nos olhos de quem vê, por meio das leituras que realizou antes. Por tanto, sejamos leitores, não apenas espectadores, pois ler é viver. 

 

________________

Patrícia Fiori Manfré: é doutoranda em Teoria Literária pela UNIANDRADE. É professora, pedagoga e psicopedagoga. Atualmente é servidora na Rede Municipal de Ensino de Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário