Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

SHAKESPEARE NO IX SEMINÁRIO DE PESQUISA DA UNIANDRADE


* Fernanda Dante

Como parte da programação do IX Seminário de Pesquisa e I Seminário de Dissertações em Andamento do Mestrado da UNIANDRADE, teremos duas mesas redondas, uma sessão coordenada e uma palestra sobre William Shakespeare, um dos mais importantes autores do mundo anglófono e principal influência para a cultura ocidental até os tempos atuais. Suas peças são constantemente representadas no teatro, transpostas para o cinema e a televisão, e revisitadas em outras literaturas.
A mesa intitulada “Reconstruindo Shakespeare”, contará com a presença de Marlene Soares dos Santos (UFRJ), Leonardo Bérenger Alves Carneiro (PUC-Rio) e Fernanda Medeiros (UERJ), todos especialistas e membros do Centro de Estudos Shakespeareanos (CESh). A reconstrução proposta pelos autores apresenta e discute a obra shakespeariana como inspiração para outros gêneros literários, em três épocas distintas. A comunicação "Zoando o Bardo: burlescos shakespearianos" da prof. Dra. Marlene Soares do Santos discute a importância dos burlescos que revisitam a obra de Shakespeare, destacando-se Hamlet. A peça teatral Desdemona: a play about a handkerchief (1987) será objeto de análise do prof. Dr. Leonardo Bérenger Alves Carneiro na comunicação "Da inocência à experiência: a Desdêmona de Paula Vogel", atentando para os distanciamentos e aproximações com a Desdêmona shakespeariana, heroína de Otelo (1603-1604). A prof. Dra. Fernanda Medeiros apresentará a comunicação "Devorando Shakespeare: a Coleção", uma reflexão sobre a presença de Shakespeare na ficção brasileira contemporânea, analisando as reescrituras das comédias do Bardo em forma de romance, realizada por renomados autores brasileiros, lançados pela Editora Objetiva. No dia 6 de setembro, a professora Marlene Soares dos Santos ministrará a palestra de encerramento do evento, intitulada “Shakespeare: a geografia poética das tragédias”, em que discorrerá a respeito da cartografia nas peças shakespearianas, demonstrando que Shakespeare não apenas compreendeu a geografia como um dos pilares das suas construções dramatúrgicas, mas também a incorporou ao seu processo de composição do trágico, fazendo com que ela enriquecesse sobremaneira a feitura e a leitura das suas tragédias. 
A segunda mesa sobre Shakespeare terá como título: “Hamlet sob diferentes olhares: texto, encenação e apropriação criativa” e está composta por Liana Leão (UFPR), Mail Marques de Azevedo (UNIANDRADE), Sigrid Renaux (UNIANDRADE) e Greicy Pinto Bellin (UNIANDRADE). O tema central da mesa é a obra Hamlet, no contexto da intermidialidade e da intertextualidade. As professoras Dra. Liana Leão (UFPR) em coautoria com a Dra. Mail Marques de Azevedo (UNIANDRADE) propõem-se a analisar a comunicabilidade de Hamlet com o público brasileiro na versão de Ron Daniels em parceria com Marcos Daud. A prof. Dra. Sigrid Renaux discute a importância de determinadas imagens para o impacto das falas de Hamlet, revelando novas facetas de seu caráter, possibilitando uma nova leitura de Hamlet na comunicação “Do sol ao silêncio: uma leitura simbólico/bachelardiana de imagens em Hamlet ”. Por fim, a prof. Dra. Greicy Bellin apresentará a comunicação “Mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia: Machado de Assis e a paródia de Hamlet”. Com base no conceito de paródia de Linda Hutcheon, a proposta é discutir a hipótese de que o conto “A cartomante” de Machado de Assis é uma paródia de Hamlet, com vistas a problematizar a intermediação italiana das peças shakespearianas, pois a cartomante acaba por enganar o cético Camilo em relação às intenções do Vilela, respectivamente amante e esposo da adúltera Rita.
A sessão coordenada intitulada “Produções cênicas brasileiras de Shakespeare” será mediada pela prof. Dra. Greicy Pinto Bellin e contará com a participação de Célia Arns (UFPR), Aline de Mello Sanfelici (UTFPR) e Anna Stegh Camati (UNIANDRADE). A apresentação da prof. Dra. Célia Arns de Miranda tratará da encenação da peça Otelo pelo grupo teatral Folias d’ Arte, na qual a “reflexão sobre o fazer teatral se torna um procedimento imperativo”. A apresentação da prof. Dra. Aline de Mello Sanfelici fornecerá um breve panorama da encenação de The Winter’s Tale em palcos brasileiros, com destaque para a montagem encenada pelo grupo Atores de Laura, dirigido por Daniel Herz. A apresentação da prof. Dra. Anna Stegh Camati, por fim, abordará Sonho de uma noite de verão, a primeira montagem shakespeariana do grupo Nós do Morro, fundado em 1996 por um grupo de jovens na favela do Vidigal, cujo objetivo é colocar em relevo “a importância da arte como fenômeno transformador da sociedade”.
Assim sendo, Shakespeare será extensamente homenageado no IX Seminário de Pesquisa da Uniandrade, o que não apenas evidencia a grande relevância de sua obra para a literatura ocidental, como também mostra sua permanência em análises inéditas e recentes, que só têm a acrescentar para a sua já imensa fortuna crítica.

* Mestranda do curso de Teoria Literária
da UNIANDRADE

                   



                                                                                                           


Nenhum comentário:

Postar um comentário