* Fernanda Dante
Como parte da programação do
IX Seminário de Pesquisa e I Seminário de Dissertações em Andamento do Mestrado
da UNIANDRADE, teremos duas mesas redondas, uma sessão coordenada e uma
palestra sobre William Shakespeare, um dos mais importantes autores do mundo
anglófono e principal influência para a cultura ocidental até os tempos atuais.
Suas peças são constantemente representadas no teatro, transpostas para o
cinema e a televisão, e revisitadas em outras literaturas.
A mesa intitulada
“Reconstruindo Shakespeare”, contará com a presença de Marlene Soares dos
Santos (UFRJ), Leonardo Bérenger Alves Carneiro (PUC-Rio) e Fernanda Medeiros
(UERJ), todos especialistas e membros do Centro de Estudos Shakespeareanos
(CESh). A reconstrução proposta pelos autores apresenta e discute a obra
shakespeariana como inspiração para outros gêneros literários, em três épocas
distintas. A comunicação "Zoando o Bardo: burlescos shakespearianos"
da prof. Dra. Marlene Soares do Santos discute a importância dos burlescos que
revisitam a obra de Shakespeare, destacando-se Hamlet. A peça teatral Desdemona: a play about a handkerchief
(1987) será objeto de análise do prof. Dr. Leonardo Bérenger Alves Carneiro na
comunicação "Da inocência à experiência: a Desdêmona de Paula Vogel",
atentando para os distanciamentos e aproximações com a Desdêmona
shakespeariana, heroína de Otelo (1603-1604). A prof. Dra. Fernanda
Medeiros apresentará a comunicação "Devorando Shakespeare: a
Coleção", uma reflexão sobre a presença de Shakespeare na ficção
brasileira contemporânea, analisando as reescrituras das comédias do Bardo em
forma de romance, realizada por renomados autores brasileiros, lançados pela Editora
Objetiva. No dia 6 de setembro, a professora Marlene Soares dos Santos
ministrará a palestra de encerramento do evento, intitulada “Shakespeare: a
geografia poética das tragédias”, em que discorrerá a respeito da cartografia
nas peças shakespearianas, demonstrando
que Shakespeare não apenas compreendeu a geografia como um dos pilares das suas
construções dramatúrgicas, mas também a incorporou ao seu processo de
composição do trágico, fazendo com que ela enriquecesse sobremaneira a feitura
e a leitura das suas tragédias.
A segunda mesa sobre
Shakespeare terá como título: “Hamlet sob diferentes olhares: texto, encenação
e apropriação criativa” e está composta por Liana Leão (UFPR), Mail Marques de
Azevedo (UNIANDRADE), Sigrid Renaux (UNIANDRADE) e Greicy Pinto Bellin
(UNIANDRADE). O tema central da mesa é a obra Hamlet, no contexto da intermidialidade e da intertextualidade. As
professoras Dra. Liana Leão (UFPR) em coautoria com a Dra. Mail Marques de
Azevedo (UNIANDRADE) propõem-se a analisar a comunicabilidade de Hamlet com
o público brasileiro na versão de Ron Daniels em parceria com Marcos Daud. A
prof. Dra. Sigrid Renaux discute a importância de determinadas imagens para o
impacto das falas de Hamlet, revelando novas facetas de seu caráter,
possibilitando uma nova leitura de Hamlet
na comunicação “Do sol ao silêncio: uma leitura simbólico/bachelardiana de
imagens em Hamlet ”. Por fim, a prof. Dra. Greicy Bellin apresentará a
comunicação “Mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã
filosofia: Machado de Assis e a paródia de Hamlet”. Com base no conceito de
paródia de Linda Hutcheon, a proposta é discutir a hipótese de que o conto “A
cartomante” de Machado de Assis é uma paródia de Hamlet, com vistas
a problematizar a intermediação italiana das peças shakespearianas, pois a
cartomante acaba por enganar o cético Camilo em relação às intenções do Vilela,
respectivamente amante e esposo da adúltera Rita.
A sessão coordenada intitulada
“Produções cênicas brasileiras de Shakespeare” será mediada pela prof. Dra.
Greicy Pinto Bellin e contará com a participação de Célia Arns (UFPR), Aline de
Mello Sanfelici (UTFPR) e Anna Stegh Camati (UNIANDRADE). A apresentação da
prof. Dra. Célia Arns de Miranda tratará da encenação da peça Otelo pelo grupo teatral Folias d’ Arte,
na qual a “reflexão sobre o fazer teatral se torna um procedimento imperativo”.
A apresentação da prof. Dra. Aline de Mello Sanfelici fornecerá um breve
panorama da encenação de The Winter’s Tale
em palcos brasileiros, com destaque para a montagem encenada pelo grupo Atores
de Laura, dirigido por Daniel Herz. A apresentação da prof. Dra. Anna Stegh
Camati, por fim, abordará Sonho de uma
noite de verão, a primeira montagem shakespeariana do grupo Nós do Morro,
fundado em 1996 por um grupo de jovens na favela do Vidigal, cujo objetivo é
colocar em relevo “a importância da arte como fenômeno transformador da
sociedade”.
Assim sendo, Shakespeare será
extensamente homenageado no IX Seminário de Pesquisa da Uniandrade, o que não
apenas evidencia a grande relevância de sua obra para a literatura ocidental,
como também mostra sua permanência em análises inéditas e recentes, que só têm
a acrescentar para a sua já imensa fortuna crítica.
* Mestranda do curso de Teoria Literária
* Mestranda do curso de Teoria Literária
da UNIANDRADE
Nenhum comentário:
Postar um comentário