Mail Marques de Azevedo
A convite da coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras da
UNESP, campus de São José do Rio Preto, participamos do IV Congresso Nacional de Pesquisa em Literatura e do XIII SEL Seminário de Estudos Literários,
realizados simultaneamente, de 23 a 26 de outubro, centrados na temática VISÕES
E REVISÕES DO BRASIL: NÓS E OS OUTROS.
A
participação em uma das seis mesas debatedoras de projetos de pesquisa,
apresentados para discussão no XIII SEL,
permitiu-nos observar algumas tendências dominantes na pesquisa para
dissertações e teses, na subárea de Estudos Literários.
Os
projetos que debatemos ilustram duas dessas tendências, que se repetem em
outros dentre os vinte apresentados:
Comparativismo:
- Estudo
de obras diversas de um mesmo autor, cujo foco é determinado pela temática, a
exemplo do projeto da mestranda Ana Carolina dos Santos Marques, que
pretende discutir a desumanização do individuo no mundo pós-moderno, nos
romances White Noise e Cosmopolis de Don DeLillo.
- Estudo
de obras de autores contemporâneos que apresentam pontos em comum.
Questões de gênero e o formato do Bildungsroman, ou romance de educação,
constituem o núcleo da análise das obras Salto Alto, de Lygia Bojunga, e The Secret Life of Bees, de Sue Monk Kidd, proposta pela
mestranda Juliane Camila Chatagnier.
História e discurso ficcional:
- A
(re)criação da história na literatura pós-moderna é o tema da leitura que João
Carlos Vani faz do impactante romance Extremely
Loud and Incredibly Close, de Jonathan Safran Foer, cujo assunto é o ataque
terrorista às torres gêmeas do World Trade Center, em 2001. O trauma da morte
pela violência e destruição, no contexto do bombardeio de Dresden, se
repete 56 anos mais tarde com o único descendente da família, um menino de
nove anos, que procura entender o desaparecimento do pai, na destruição
das torres.
Ainda
na tendência do comparativismo, pareceu-me particularmente original e pertinente
a pesquisa SOR JUANA Y ANTONIO VIEIRA,
EL HERMETISMO EM LOS ORÍGENES DE LA CIÊNCIA FICCIÓN LATINOAMERICANA (1650-17500).
Entre
projetos de caráter intermidiático incluem-se uma leitura televisual de
Guimarães Rosa e a narrativa visual de Lourenço Mitarelli, além de um estudo
sobre O Guarani, de José de Alencar,”
como produto cultural midiático.“ A pesquisa faz o levantamento da trajetória
da obra de Alencar que nasce como
romance folhetinesco, no rodapé da página do Diário do Rio de Janeiro, seria
reunida em livro, transformada em ópera, atravessaria o século XX com sete
versões cinematográficas e chegaria ao século XXI com mais de uma versão em HQ.
Este
último projeto, por coincidência, faz exatamente o tipo de estudo realizado por
uma de nossas orientandas com o romance Frankenstein,
de Mary Shelley: as diversas re-edições; modificações na transposição para o
teatro; a criação do mito de Frankenstein pela mídia cinematográfica de
Hollywood; a transposição para revistas em quadrinhos e séries de televisão; a
disseminação da temática do monstro em animações e séries televisivas, além do
uso da imagem do “monstrinho Frankenstein” como commmodity da indústria cultural. (Disponível no site do Curso de
Mestrado. Autora: Sônia Tognolli).
No
cômputo geral, é possível concluir que as pesquisas desenvolvidas em nosso curso
de mestrado em Teoria Literária (UNIANDRADE), que seguem algumas das tendências
apontadas ─ comparativismo, intermidialidade, pós-modernismo, história, memória
e discurso ficcional ─ mostram-se atuais e relevantes.
IV
CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA EM LITERATURA
De especial interesse para os cursos
de pós-graduação stricto sensu foi a
intervenção da professora Dra. Sandra Regina G. Almeida, da Diretoria de
Avaliação (DAU) da CAPES , sobre A
Avaliação de Programas na área de L&L: Recomendações e Perspectivas.
RECOMENDAÇÕES
ESPECIAIS AOS PROGRAMAS:
Incentivar a interlocução com a
educação básica
Discutir formas de interfaces
pós-graduação-graduação.
Estimular a rede interna de
intercâmbio entre programas.
Programas nível 3. Tomar todas as
medidas para melhorar o nível. Lançar mão dos recursos possíveis: professores
visitantes, intercâmbios entre pares, etc.
Avaliar a qualidade dos egressos.
PERSPECTIVAS
da DAU
Monitorar os programas com
dificuldades, realizando visitas estratégicas. É preocupante que o programa se mantenha no nível 3 por
mais de três avaliações.
Fortalecer os mestrados e incentivar a
abertura de doutorados.
Incentivar a criação de Fóruns
Regionais de Coordenadores.
Apoiar eventos organizados por
discentes.
Atingir erro zero no Coleta Capes.
Análise esmiuçada dos programas.
Responder a questões básicas: como a
pós-graduação está atendendo às demandas da sociedade? Como está definindo suas
diretrizes futuras?
CONFERÊNCIAS
Duas das conferências se encaixaram de
modo especialmente apropriado na temática do IV Congresso, VISÕES E REVISÕES DO
BRASIL: NÓS E OS OUTROS, ao trazer uma visão dos brasileiros que imigraram para
os Estados Unidos, conhecidos como brazucas.
Na conferência de abertura, o professor Dr.
Antonio Luciano Tosta, professor assistente da
University of Illinois at Urbana-Champaign , Estados Unidos, analisou alguns
dos aspectos mais comuns dos gêneros literários praticados pelos brazucas, sua
inclusão na comunidade latina (sob
protesto dos falantes do português, que se julgam um grupo à parte) e as
percepções que essa literatura revela sobre a interação Brasil-Estados Unidos.
O professor Dr.
Welson Tremura discutiu sua experiência com o aprendizado acadêmico da música
brasileira, na universidade de Louisville, na Flórida. Seu projeto
interdisciplinar “Instituto de Musica Brasileira” aposta na importância do programa,
que integra alunos, professores e membros da comunidade local. O caráter
interativo de seu offshoot mais
importante, o grupo musical Jacaré
Brazil, polariza o aprendizado da música brasileira e contribui para
construir a presença permanente da cultura brasileira no exterior.
A mostra que nos
foi dado assistir em vídeo documenta o elevado nível artístico do grupo de
instrumentistas e cantores que inclui, em projetos eventuais de integração,
artistas brasileiros de renome. O intercâmbio internacional entre programas
abre múltiplas possibilidades para que NÓS
conheçamos os OUTROS e para nos
darmos a conhecer.
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