Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de setembro de 2013

UNIANDRADE e UFPR lançam Penso teatro: dramaturgia, crítica e encenação em Curitiba


Anna Stegh Camati

 

 

Em evento, com entrada franca, prestigiado por um grande número de aficionados do teatro e alunos de graduação e pós-graduação de ambas as universidades promotoras, foi realizado em 27 de agosto do corrente ano, na Livraria Cultura, o lançamento da coletânea de artigos, Penso teatro: dramaturgia, crítica e encenação (Editora Horizonte, 2012), organizado por André Luís Gomes (UnB) e Diógenes André Vieira Maciel (UFPB). O evento contou com a presença de um dos organizadores do livro e com a realização de Mesa Redonda, com início às 19h30, composta por três autores da coletânea,  André Luís Gomes (UnB), Célia Arns de Miranda (UFPR) e Anna Stegh Camati (UNIANDRADE), que discorreram sobre grandes nomes do teatro brasileiro, dentre eles Marcelo Marchioro e Felipe Hirsch, dois pensadores do teatro paranaense. Na sequencia, foi realizada sessão de autógrafos e confraternização. 

A coletânea abre um leque de considerações teóricas e críticas sobre questões fundamentais da dramaturgia e cena teatral brasileiras na segunda metade do século XX, apresentando um panorama não exaustivo sobre a permanência de grandes expoentes e a emergência de nomes que merecem ser conhecidos e reconhecidos.  

             Na apresentação do livro, os organizadores fizeram questão de frisar que o grande desafio dos pesquisadores envolvidos na escrita do livro foi descobrir “vieses críticos que amparassem, pragmaticamente, a reflexão em torno do que seriam as várias maneiras de pensar um movimento que, por sua amplitude e diversidade, num país tão múltiplo quanto o nosso, ainda assim expusesse a força e a dinâmica de uma constelação de possibilidades de pensamento sobre o fazer, o pôr em cena, o refletir criticamente em torno dessa arte que se faz no palco – caso do diretor, encenador –, fora dele – mas, ainda sobre ele, como se vê na atividade do crítico e do teórico – e, finalmente, para o palco – caso dos dramaturgos e dramaturgas” (GOMES; MACIEL, 2012, p. 8).

            O livro é resultado de um projeto sobre os pensadores do teatro brasileiro, idealizado e realizado pelo Grupo de Estudos Dramaturgia e Teatro da ANPOLL (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística) que inclui pesquisadores originários de instituições de Ensino Superior de diversos estados brasileiros.

 



 

 

 

 

           

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário