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segunda-feira, 11 de março de 2013

Dos cursos do Programa de Inserção Social (PIS)


A cada semestre, o Mestrado em Teoria literária da UNIANDRADE oferece à comunidade de modo geral cursos gratuitos de literatura, os cursos PIS, que incluem estudos de pontos básicos de teoria literária, em forma esquemática, para aplicação em textos de ficção, poesia e drama. O objetivo de tornar prazerosa a leitura do texto literário vem se concretizando com sucesso. No segundo semestre de 2012, ofertou-se o curso intitulado “Como se tornar um leitor experiente”, em forma de oficinas, sob a coordenação da professora Mail Marques de Azevedo. Transcrevem-se abaixo comentários de alguns dos alunos que concluíram o curso:
“As aulas começaram com a leitura de alguns contos, algumas discussões, exposição de alguns pontos de vista, comentários. Até aí, nada de diferente [...] Mas no decorrer das aulas, algo aconteceu. Não foram somente os contos da apostila. Tivemos também algo enriquecedor, como a troca de idéias e a percepção da bagagem cultural de cada aluno [...] Os diferenciais da disciplina foram as sugestões de leitura que farão parte dos meus planos futuros para uma próxima compra de livros.”     Eutália Cristina N. Moreto
“Diante do assunto abordado em sala de aula, conclui-se que para se tornar um leitor experiente, faz-se necessária muita leitura, com bastante atenção aos detalhes que nos são dados na própria narrativa. A leitura quando feita de maneira correta, além do prazer, proporciona ao leitor conhecimentos diversos.”    Ana Rosa do Carmo Sana
“Enquanto participava do curso ‘Como se tornar um leitor experiente’, relia trechos do romance [O tempo e o vento de Érico Veríssimo] e conseguia enxergar com mais clareza o processo de construção dessas mulheres [Ana Terra, Bibiana e Maria Valéria]. E experimentava uma brincadeira: e se elas dispensassem o autor e usassem a própria voz? Em muitos momentos da narrativa, isso pareceu tão possível”:
Que bom seria dormir logo sem pensar. Pensamentos maus e tristes. Não ouço mais os gemidos de Luzia. Meu Bolívar caído no meio da rua, com a cara numa poça de sangue. Meu irmão Florêncio, caminha e puxa por uma perna. Dizem que esta guerra está por terminar [...] Mas seja como for, quando terminar a guerra contra Solano Lopes, a outra guerra, minha guerra, continua feroz aqui no Sobrado. É melhor apagar essa vela! (De O tempo e o vento)
 José Francisco Coelho

“Como os pontos-chave aprendidos no curso, bem como os demais conteúdos, podem ser aplicados a novos contextos, eles acabam se transformando em referenciais de leitura que permitem a aplicação de um “olhar” mais aprimorado sobre o texto, no sentido de uma leitura com maior propriedade ─ um “olhar” instrumentalizado e consciente, com melhor condição de análise.” Terezinha das Graças Laguardia Oliveira

“Como parte de minha trajetória, poder participar das aulas sobre ‘como se tornar um leitor experiente’ foi fascinante. Parecia simples, como parece simples também ler um livro, um conto, um poema, mas sabemos que não é tão simples assim. É sim muito prazeroso, como prazeroso é comparecer às aulas da professora Mail e ouvi-la compartilhando suas experiências e aventuras pelos caminhos da leitura e que me levaram a conhecer algumas obras a que nunca teria acesso, não fosse pelas indicações em sala. [...] É da relação com o texto que se formam bons leitores. Portanto, se a escola é o principal eixo formador de leitores e escritores, podemos afirmar que a necessidade de professores leitores é fundamental no processo de formação do aluno que sonhamos ter: bom leitor, bom escritor e formador de opinião.” Anay Barros Linares

“[...] na esfera da criação, é possível encontrar relações entre temas, entre linguagens, entre criadores e criaturas. E o leitor, para ser um leitor eficiente, precisa saber dessas possibilidades e, também, perceber dentro de cada romance a forma com que cada escritor está apresentando determinado tema, as influências que recebe, ou não, de outros autores e obras. Mas são necessárias, ainda, tantas horas de estudo nesta tarefa de seguir o vestígio da formação de frases, períodos e parágrafos, escolhidos para cada história, que não dá para dizer que me tornei uma leitora eficiente. Dá apenas para perceber que houve uma mudança na forma de perceber o romance e o conto e que não haverá retrocesso. Como dizia Albert Einstein, ‘a mente que se abre para uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original’”. Janete Doro

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