A
cada semestre, o Mestrado em Teoria literária da UNIANDRADE oferece à
comunidade de modo geral cursos gratuitos de literatura, os cursos PIS, que
incluem estudos de pontos básicos de teoria literária, em forma esquemática,
para aplicação em textos de ficção, poesia e drama. O objetivo de tornar
prazerosa a leitura do texto literário vem se concretizando com sucesso. No
segundo semestre de 2012, ofertou-se o curso intitulado “Como se tornar um
leitor experiente”, em forma de oficinas, sob a coordenação da professora Mail
Marques de Azevedo. Transcrevem-se abaixo comentários de alguns dos alunos que
concluíram o curso:
“As
aulas começaram com a leitura de alguns contos, algumas discussões, exposição
de alguns pontos de vista, comentários. Até aí, nada de diferente [...] Mas no
decorrer das aulas, algo aconteceu. Não foram somente os contos da apostila.
Tivemos também algo enriquecedor, como a troca de idéias e a percepção da
bagagem cultural de cada aluno [...] Os diferenciais da disciplina foram as
sugestões de leitura que farão parte dos meus planos futuros para uma próxima
compra de livros.” Eutália Cristina N. Moreto
“Diante
do assunto abordado em sala de aula, conclui-se que para se tornar um leitor
experiente, faz-se necessária muita leitura, com bastante atenção aos detalhes
que nos são dados na própria narrativa. A leitura quando feita de maneira
correta, além do prazer, proporciona ao leitor conhecimentos diversos.” Ana
Rosa do Carmo Sana
“Enquanto participava do curso ‘Como
se tornar um leitor experiente’, relia trechos do romance [O tempo e o vento de Érico Veríssimo] e conseguia enxergar com mais
clareza o processo de construção dessas mulheres [Ana Terra, Bibiana e Maria
Valéria]. E experimentava uma brincadeira: e se elas dispensassem o autor e
usassem a própria voz? Em muitos momentos da narrativa, isso pareceu tão
possível”:
Que
bom seria dormir logo sem pensar. Pensamentos maus e tristes. Não ouço mais os
gemidos de Luzia. Meu Bolívar caído no meio da rua, com a cara numa poça de sangue.
Meu irmão Florêncio, caminha e puxa por uma perna. Dizem que esta guerra está
por terminar [...] Mas seja como for, quando terminar a guerra contra Solano
Lopes, a outra guerra, minha guerra, continua feroz aqui no Sobrado. É melhor
apagar essa vela! (De
O tempo e o vento)
José Francisco Coelho
“Como os pontos-chave aprendidos no
curso, bem como os demais conteúdos, podem ser aplicados a novos contextos,
eles acabam se transformando em referenciais de leitura que permitem a
aplicação de um “olhar” mais aprimorado sobre o texto, no sentido de uma
leitura com maior propriedade ─ um “olhar” instrumentalizado e consciente, com
melhor condição de análise.” Terezinha
das Graças Laguardia Oliveira
“Como parte de minha trajetória,
poder participar das aulas sobre ‘como se tornar um leitor experiente’ foi
fascinante. Parecia simples, como parece simples também ler um livro, um conto,
um poema, mas sabemos que não é tão simples assim. É sim muito prazeroso, como
prazeroso é comparecer às aulas da professora Mail e ouvi-la compartilhando
suas experiências e aventuras pelos caminhos da leitura e que me levaram a
conhecer algumas obras a que nunca teria acesso, não fosse pelas indicações em
sala. [...] É da relação com o texto que se formam bons leitores. Portanto, se
a escola é o principal eixo formador de leitores e escritores, podemos afirmar
que a necessidade de professores leitores é fundamental no processo de formação
do aluno que sonhamos ter: bom leitor, bom escritor e formador de opinião.” Anay Barros Linares
“[...] na esfera da criação, é
possível encontrar relações entre temas, entre linguagens, entre criadores e criaturas.
E o leitor, para ser um leitor eficiente, precisa saber dessas possibilidades
e, também, perceber dentro de cada romance a forma com que cada escritor está
apresentando determinado tema, as influências que recebe, ou não, de outros
autores e obras. Mas são necessárias, ainda, tantas horas de estudo nesta
tarefa de seguir o vestígio da formação de frases, períodos e parágrafos,
escolhidos para cada história, que não dá para dizer que me tornei uma leitora
eficiente. Dá apenas para perceber que houve uma mudança na forma de perceber o
romance e o conto e que não haverá retrocesso. Como dizia Albert Einstein, ‘a
mente que se abre para uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original’”.
Janete Doro
Nenhum comentário:
Postar um comentário