Luiz Zanotti
Na próxima semana os
alunos da disciplina Teorias da narrativa irão apresentar no CIEL (UEPG),
diversos ensaios no Grupo de Trabalho “Leite
derramado e suas diversas abordagens”. Estes ensaios mostram a diversidade
de perspectivas teóricas possíveis de serem assumidas para a análise literária
do romance de Chico Buarque. As diversas possibilidades da interpretação de uma
obra literária estão baseadas em processos tais como a investigação do seu
estrato linguístico e discursivo, a relação do texto com a história, aspectos
sociais, psicológicos e políticos envolvidos, e mais recentemente, a interação
do leitor com a obra, os estudos culturais e de gênero. Para Marisa Lajolo,
estas diferentes perspectivas assumidas pelos estudos da literatura frente ao
seu objeto muitas vezes coexistem e hoje em dia quase sempre se sobrepõe. Desta
forma, dentro do panorama perspectivista contemporâneo, o Grupo de Trabalho
buscará construir um panorama interpretativo da narrativa do protagonista
Eulálio Montenegro d’Assumpção, um homem centenário, que faz um relato da sua
existência através da derrocada de uma família tradicional carioca desde a
Monarquia até os tempos atuais através da reflexão sobre as manifestações
críticas e formulações teóricas suscitadas pela narrativa ficcional.
A minha contribuição
está contida na problematização se o romance objeto deste GT é ou não um
romance histórico, conceito construído pelo filósofo marxista George Lukács e
que possui uma série de características, entre as quais a descrição da
transformação da vida popular através de um conjunto de tipos humanos
característicos. No entanto, para Seymour Menton (2010), a designação
“histórica” deve ser somente utilizada apenas para os romances que tem a sua
trama num passado que não foi experimentado diretamente pelo escritor. Desta
forma, seria correto considerar Leite
Derramado como um romance histórico, uma vez que parte da narrativa se
passa durante um período contemporâneo ao autor?
Ainda dentro de uma
linha que privilegia a História, “Relato de uma saga familiar: uma breve
reflexão” de Syonara Fernandes aproveita a narrativa da crise brasileira e a derrocada
da aristocracia nos últimos dois séculos para uma aproximação ao movimento Novo
Historicismo e baseada no pensamento de Stephan Greenblatt, busca compreender a obra de Chico Buarque a
partir do contexto particular da cultura e da época em que ocorreu a narrativa.
A crítica feminista
aparece no ensaio que Ana Rosa Sana apresenta do retrato da mulher e seu papel
na sociedade no início do século XX a partir da visão de Chico Buarque. No
romance Leite Derramado esta imagem feminina aparece repleta de preconceitos e
ideias desarticuladas do ancião com relação à esposa, a partir de determinadas
convenções estéticas da época, que segundo Showater, interferem na prevalência
do subjugo das mulheres pelos homens.
Carlos Alberto Alves analisa a obra de Chico Buarque de Holanda
sob uma perspectiva psicanalítica.
Embora a psicanálise tenha fins clínicos e terapêuticos, que diferem da
literatura, Carlos afirma que ela se processa pela interpretação do discurso,
quer seja oral - o mais comum na clínica – ou até mesmo escrito. Assim, dentro
da imensa gama da teoria psicanalítica, é problematizado principalmente o
conceito de livre associação elaborado por Sigmund Freud através de um diálogo
entre a teoria psicanalítica e o texto literário.
A carnavalização de Leite Derramado está no centro do ensaio
de Patrícia Penkal de Castro que identifica esta característica conceituada nos
estudos de Bakhtin (2005). A carnavalização aparece como uma maneira de mostrar
o mundo por intermédio da inversão de costumes e valores, ou seja, a tradição
de uma sociedade é apresentada pelo chamado “mundo às avessas” que acarreta a
eliminação de toda a distância entre os homens ocasionando o livre contato
familiar entre eles, separados na vida diária por barreiras hierárquicas.
Dentro das últimas
abordagens teóricas, Renata Vargas traz a teoria dos efeitos conceituada pelo
teórico Wolfgang Iser (1996). A teoria dos efeitos analisa a interação entre o
texto e o leitor, sendo que o texto ganha existência no momento da leitura.
Neste sentido, Iser entende a recepção como noção estética que abrange um duplo
sentido: o efeito produzido pela obra e a maneira como esta é recebida pelo
público.
Leandro Amaral trabalha
uma abordagem estruturada nos Estudos culturais, visando a reflexão sobre a dignidade da pessoa
humana através de uma análise voltada a algumas situações apresentadas na obra
em questão, bem como uma possível compreensão das inúmeras relações entre
indivíduos. Finalmente, Winston Mello trabalha a desconstrução de Jacques
Derrida, um passo adiante em relação ao estruturalismo “clássico”, resultado de
um corte epistemológico na análise da estrutura através da inserção de um
elemento temporal, a “differance”, no entendimento do constructo supostamente
objetivo e não-histórico que seria o texto.
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