INTERMIDIALIDADE
EM FOCO
Mail Marques de Azevedo
A publicação do quarto volume da série
dedicada aos estudos da Intermidialidade assinala vitória memorável do projeto desenvolvido
pelo Grupo de Pesquisa Intermídia, sob a competente regência de Thaís Flores
Nogueira Diniz, que destaca seus objetivos: “Trazer ao público
brasileiro/lusófono, pesquisadores e estudantes, pensamentos significativos de
nomes renomados nesta área”.
À primeira antologia, Desafios da
Arte Contemporânea 1, seguiu-se de imediato o volume 2, publicados
em 2012. Em ambos, tradutores filiados ao Grupo Intermídia disponibilizaram aos
interessados textos muitas vezes de difícil acesso, de autoria de Irina
Rajewsky, Liliane Louvel, Jürgen Müller, Carol Duncan, Karl Prümm, Chiél
Kattenbelt, Hans Lund e Claus Clüver, entre outros.
O volume 3 Escrita, som, imagem: natureza
em foco, de 2022, resultou da realização do Colóquio
Internacional Escrita, Som, Imagem IAWIS/AIERTI, nas instalações das
Faculdades de Ciências Humanas da UFMG. A variabilidade e ineditismo das
sessões de participação criativa – produções coletivas e individuais, que
utilizaram em sua confecção mídias diversas: música, pintura, instalações,
performances, mídias digitais e outras – focadas no tema do evento, a relação
com o mundo natural, foram alvo de elogios dos pesquisadores internacionais
presentes Jorgen Bruhn, Irina Rajewsky, Sophie Aymes e Lauren Weingarden,
colaboradores habituais dos componentes do Intermídia, com quem
estabeleceram sólidos laços de amizade.
Constitui caso exemplar a parceria
entre o Grupo Intermídia e Claus Clüver, cujo texto referencial, “De ‘Iluminação
mútua das artes” a ‘Estudos de Intermidialidade’”, abre o quarto volume de
registros testemunhais das atividades do Intermídia. A relação de Clüver com o Brasil,
porém, antecede de muito a atual publicação, pois é casado com uma brasileira,
a quem conhecera quando ambos faziam estudos avançados de Teoria Literária, nos
idos de 1950. Desde então conta várias estadas no Brasil como professor
visitante na PUC-SP, na UFMG e na USP, onde lecionou Teoria Literária e
Literatura Comparada, no ano de 1996.
Na conclusão do artigo mencionado
acima, Clüver ressalta sua íntima ligação com universidades brasileiras: “Posso
ter sido o primeiro a ministrar um curso de pós-graduação sobre relações
interartes no país, quando ofereci a disciplina na Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1976, a convite de Haroldo de Campos e Décio
Pignatari”. Atribui, ainda, importância capital ao seu envolvimento na formação
do Grupo Intermídia, na Universidade Federal de Minas Gerais, “presidido
com maestria por Thaïs Flores Nogueira Diniz, com participantes de Letras,
Música, Belas Artes e Comunicação”.
Embora não atinjam a relação de
apadrinhamento entre Clüver e o Intermídia, outros colaboradores fiéis
ressurgem no volume publicado pelo grupo em 2024. Na Parte I – Cinema e adaptação,
Jorgen Bruhn; na Parte II – Palavra e imagem, lá está Claus Clüver
revisitando um velho tópico, a écfrase; na Parte III – Transmidia(lidade), Irina
Rajewsky desafia os leitores a combater a cegueira midiática da narratologia
(clássica) com o emprego de abordagens transmidiáticas.
Como membros do Intermidia, a
professora Brunilda Reichmann, nossa colega Franciele Nogozeki e eu mesma
emprestamos nossa despretensiosa colaboração de tradutoras para concretizar o
4º volume, com a versão para a língua portuguesa dos textos de Marie-Laure Ryan
e Claus Clüver, respectivamente.
Trata-se realmente de uma vitória
memorável do Intermídia, que obteve junto aos órgãos financiadores da
UFMG recursos para a publicação do livro em formato físico. Nossos cumprimentos
ao denodo e à dedicação de nossos companheiros e companheiras.
Em Curitiba, junho de 2024.
-------------------------
Mail
Marques de Azevedo possui doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em
Inglês pela Universidade de São Paulo (1999). Foi professora da Universidade
Federal do Paraná, de 1988 a 2007, e, atualmente, faz parte do corpo docente da
UNIANDRADE. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em literatura de
minorias, atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros autobiográficos,
literatura afro-americana e literatura pós-colonial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário