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sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

 TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: 

UM DEBATE ATUAL E NECESSÁRIO NO II SIET-DH

 

Verônica Daniel Kobs

 

O II Seminário Internacional de Educação, Tecnologia e Desenvolvimento Humano (II SIET-DH), realizado de 10 a 12 de dezembro de 2024, na Florida University of Science and Theology (FUST), abriu espaço para discussões acerca das transformações do cenário educacional, especialmente em tempos de rápidas mudanças tecnológicas. A parceria com a Uniandrade, que já se consolidou no congresso de agosto deste ano, mais uma vez se destacou, refletindo o compromisso compartilhado entre as duas instituições, a fim de promover debates significativos sobre os desafios do novo milênio.

O Seminário foi dividido em três noites de discussões intensas, cada uma abordando um tema central. Na primeira noite, a temática foi saúde e bem-estar na educação, abordando a crescente importância de criar ambientes de aprendizagem que não só favoreçam o conhecimento, mas também priorizem o cuidado com o corpo e a mente. A segunda noite tratou de políticas públicas e inclusão, um tema crucial para garantir que todas as camadas da sociedade, especialmente as mais vulneráveis, tenham acesso à educação de qualidade.

Na terceira noite, a pauta foi esta: os impactos da tecnologia digital na educação e no crescimento individual. Esse debate gerou diversas reflexões sobre como as tecnologias digitais estão reconfigurando os processos educacionais e as maneiras como nos desenvolvemos e nos relacionamos, neste novo mundo. Em uma sociedade cada vez mais conectada, a tecnologia se tornou um poderoso vetor, mas também um obstáculo a ser superado, especialmente quando pensamos no equilíbrio necessário para garantir que seu uso seja saudável e benéfico para o desenvolvimento humano.


Cartaz de divulgação da terceira noite do evento. Crédito da imagem: FUST University.

 

O encerramento do Seminário foi marcado pela palestra dos professores da Uniandrade, Otto Winck e Verônica Daniel Kobs, que discutiram de maneira complementar o papel das novas tecnologias na educação. A professora Verônica Daniel Kobs abordou os impactos das tecnologias sobre a sociedade e a educação, explorando os aspectos positivos e negativos do digital, e apresentou algumas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio. Foram ressaltadas as implicações do uso predominante de plataformas digitais no ensino, o que representa um risco significativo, afinal o ato de substituir a leitura tradicional por conteúdos digitais interfere nas capacidades de análise e contemplação. Nesse contexto, defendeu-se a ideia de que o livro impresso e a leitura analógica continuam sendo insubstituíveis, pois mantêm uma conexão com o mundo físico, além de promoverem uma relação mais orgânica e não hierárquica entre os seres humanos e o ambiente ao seu redor.

O professor Otto Winck, por sua vez, trouxe uma visão mais filosófica, abordando as perspectivas de "apocalípticos e integrados". O discurso de que a tecnologia traria o fim da sociedade ou da educação muitas vezes ignora a capacidade de integração da tecnologia com práticas pedagógicas mais tradicionais. Para reagir a isso, foi demonstrado que a chave está no equilíbrio entre as potencialidades da tecnologia e os métodos de ensino mais humanizados e críticos, sem cair no medo ou na exaltação cega da digitalização.

Desempenhando a função de debatedor, o doutorando Daniel Zanella, jornalista de formação, fez um elo entre a crítica à tecnologia e sua própria vivência no campo da Comunicação. Em sua fala, foi mencionado o conceito de brain rot, palavra eleita em 2024 pela Oxford para descrever o fenômeno da degradação cognitiva promovida pela exposição excessiva e superficial às tecnologias digitais. Nesse sentido, também foram retomadas algumas críticas do filósofo Edgar Morin, que questiona o impacto da digitalização na capacidade de reflexão profunda e no pensamento crítico. Por fim, Zanella ressaltou o valor do impresso como modo de motivar uma abordagem mais analítica da informação, em oposição à rapidez e à superficialidade dos meios digitais.



 

Crédito das imagens: YouTube

 

O evento, que fortaleceu a parceria recente entre a FUST e a Uniandrade, foi uma excelente oportunidade para aprofundar a discussão sobre o papel da tecnologia na educação, ressaltando tanto seus benefícios quanto os desafios que ela impõe. Para aqueles que não puderam participar ou desejam revisitar as reflexões apresentadas, é possível acessar as palestras e o debate da última noite no YouTube, por meio deste link: https://www.youtube.com/watch?v=JT_lNbrwCSU.

Finalizamos este registro com nossos sinceros agradecimentos à FUST University, aqui representada por algumas menções especiais: ao magnífico reitor, Prof. Dr. Washington Luiz Martins da Silva; ao coordenador, Prof. Dr. Fábio Alves Gomes; ao organizador e anfitrião, Prof. Dr. Matusalém Alves Oliveira; e às professoras Juliana Almeida e Ana Vitória Imperiano, que não poupam esforços na organização impecável. A acolhida, o incentivo e a gentileza da FUST, aliados à promoção do saber e da troca de conhecimento constante, são as principais marcas, em todas as atividades que realizamos juntos.

Também agradecemos aos alunos e professores da Uniandrade e da FUST, pela presença e pelo engajamento. Sem dúvida, a parceria entre as duas instituições continuará a ser consolidada e, no II SIET-DH, defendemos a importância de um futuro educacional mais inclusivo, inovador e humanizado.


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Verônica Daniel Kobs: Pós-Doutorado em Literatura e Intermidialidade (UFPR). Professora e pesquisadora de Literatura e Tecnologia Digital. Coordenadora dos cursos de Mestrado e Doutorado em Teoria Literária da UNIANDRADE. Idealizadora do blog Sarau Literário.

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