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sexta-feira, 24 de agosto de 2012

As formas da intertextualidade em Sin city




3 – Sin City - Cenas de O cliente tem sempre razão.


              (...).
              Gérard Genette, ao se referir à intertextualidade, no texto Palimpsestos, apresenta a seguinte definição: “(...) relação de co-presença entre dois ou vários textos, isto é, essencialmente, e o mais frequentemente, como presença efetiva de um texto em um outro” (GENETTE, 2005, p. 9). Além disso, Genette menciona a citação e alusão como formas distintas de intertextualidade. Para ele, a citação é a “forma mais explícita e mais literal” (GENETTE, 2005, p. 9), enquanto a alusão é justamente o oposto: “menos explícita e menos literal” (GENETTE, 2005, p. 9). Com base nessas passagens, é possível interpretar a semelhança da imagem do filme com a imagem da obra de Miller como uma citação, que não pode ser considerada totalmente “literal”, por se tratar de uma imagem, mas o fato é que a cena do filme remete o espectador às páginas dos livros de Frank Miller, por recuperar o estilo do autor, com desvios mínimos, resultantes dos efeitos dos recursos próprios do cinema, que são distintos daqueles utilizados nas HQs.
              Voltando à análise comparativa das cenas de O cliente tem sempre razão, observa-se uma mudança importante, que se refere à cor do vestido da cliente. Embora o colorido não apareça na história tomada como base, esse recurso é bastante comum na arte de Miller, principalmente nas outras narrativas de Sin city volume 6 (e que dividem espaço com O cliente tem sempre razão), e na história do volume 4, intitulada O assassino amarelo:


4 – Sin City - Cenas de O assassino amarelo.
Imagem disponível em: http://www.devir.com.br/sincity/comp3.htm




 5 – Sin City - Personagem de Blue eyes na história em quadrinhos (MILLER, 2005c, p. 10) e Becky, personagem do filme baseada na protagonista de Blue eyes.[1]  


Os exemplos acima demonstram o uso que Frank Miller faz das cores puras, para fazer sobressair os personagens, a sensualidade e também a violência, que marcam suas histórias, nas quais predominam o preto, o branco e o cinza.
              Relacionando o uso do amarelo e do azul, conforme demonstrado nas figuras 4 e 5, com a cor vermelha, que deu destaque ao vestido da cliente, na figura 3, chega-se a um exemplo de alusão, no filme Sin city. O que diferencia alusão e citação é justamente o grau de proximidade em relação ao texto base e a quantidade de elementos resgatados. Na ilustração que Miller faz da cliente na sacada (figura 3), a cor vermelha não é usada. O vestido vermelho, nesta cena, fica por conta da equipe do filme. Embora o vermelho seja utilizado em alguns desenhos de Miller, o conjunto “cliente na sacada usando um vestido vermelho” não corresponde à imagem original. Portanto, não há “literalidade” e, na ausência dessa característica, o que predomina é a alusão em vez da citação.
              Outro exemplo de alusão foi demonstrado na figura 5, afinal, os olhos azuis também não fazem parte das características da personagem Becky, de A grande matança. Entretanto, a mescla de Becky com a protagonista de Blue eyes faz alusão a uma característica de estilo de Miller e à outra história, com personagem similar à Becky, já que a dona verdadeira dos olhos azuis também é prostituta e também vive na cidade do pecado.
              A citação e a alusão, como formas de intertextualidade, servem, portanto, para estabelecer o vínculo necessário entre adaptação e texto fonte. Mas a alusão, isolada, serve ainda para potencializar a multiplicidade, por meio do não dito. As histórias da garota com olhos azuis e da mulher com vestido vermelho (Blue eyes e The babe wore red, respectivamente) não são contadas, no filme, mas são sugeridas, aludidas, e isso já é suficiente para fazer o espectador que é também leitor de Frank Miller perceber ainda mais relações entre as duas artes.

(Parte do artigo intitulado Sin city O assassino amarelo (e outras histórias), escrito por Verônica Daniel Kobs e publicado na revista Todas as musas, ano 3, n. 2, jan.-jun. 2012.)



[1] A foto da personagem representada pela atriz Alexis Bledel foi tirada pela autora do artigo, durante a reprodução do filme, em DVD (SIN City, 2005).



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