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segunda-feira, 12 de novembro de 2012

NOTÍCIAS DO CENÁRIO NACIONAL DA PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS.


Mail Marques de Azevedo

A convite da coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras da UNESP, campus de São José do Rio Preto, participamos do IV Congresso Nacional de Pesquisa em Literatura e do XIII SEL Seminário de Estudos Literários, realizados simultaneamente, de 23 a 26 de outubro, centrados na temática VISÕES E REVISÕES DO BRASIL: NÓS E OS OUTROS.
  A participação em uma das seis mesas debatedoras de projetos de pesquisa, apresentados para discussão no XIII SEL, permitiu-nos observar algumas tendências dominantes na pesquisa para dissertações e teses, na subárea de Estudos Literários.
Os projetos que debatemos ilustram duas dessas tendências, que se repetem em outros dentre os vinte apresentados:
Comparativismo:
  1. Estudo de obras diversas de um mesmo autor, cujo  foco é determinado pela temática, a exemplo do projeto da mestranda Ana Carolina dos Santos Marques, que pretende discutir a desumanização do individuo no mundo pós-moderno, nos romances White Noise e Cosmopolis de Don DeLillo.
  2. Estudo de obras de autores contemporâneos que apresentam pontos em comum. Questões de gênero e o formato do Bildungsroman, ou romance de educação, constituem o núcleo da análise das obras Salto Alto, de Lygia Bojunga, e The Secret Life of Bees, de Sue Monk Kidd, proposta pela mestranda Juliane Camila Chatagnier.
 
História e discurso ficcional:
  1. A (re)criação da história na literatura pós-moderna é o tema da leitura que João Carlos Vani faz do impactante romance Extremely Loud and Incredibly Close, de Jonathan Safran Foer, cujo assunto é o ataque terrorista às torres gêmeas do World Trade Center, em 2001. O trauma da morte pela violência e destruição, no contexto do bombardeio de Dresden, se repete 56 anos mais tarde com o único descendente da família, um menino de nove anos, que procura entender o desaparecimento do pai, na destruição das torres.
 
Ainda na tendência do comparativismo, pareceu-me particularmente original e pertinente a pesquisa SOR JUANA Y ANTONIO VIEIRA, EL HERMETISMO EM LOS ORÍGENES DE LA CIÊNCIA FICCIÓN LATINOAMERICANA (1650-17500).
Entre projetos de caráter intermidiático incluem-se uma leitura televisual de Guimarães Rosa e a narrativa visual de Lourenço Mitarelli, além de um estudo sobre O Guarani, de José de Alencar,” como produto cultural midiático.“ A pesquisa faz o levantamento da trajetória da obra de Alencar que nasce como romance folhetinesco, no rodapé da página do Diário do Rio de Janeiro, seria reunida em livro, transformada em ópera, atravessaria o século XX com sete versões cinematográficas e chegaria ao século XXI com mais de uma versão em HQ.
Este último projeto, por coincidência, faz exatamente o tipo de estudo realizado por uma de nossas orientandas com o romance Frankenstein, de Mary Shelley: as diversas re-edições; modificações na transposição para o teatro; a criação do mito de Frankenstein pela mídia cinematográfica de Hollywood; a transposição para revistas em quadrinhos e séries de televisão; a disseminação da temática do monstro em animações e séries televisivas, além do uso da imagem do “monstrinho Frankenstein” como commmodity da indústria cultural. (Disponível no site do Curso de Mestrado. Autora: Sônia Tognolli).
No cômputo geral, é possível concluir que as pesquisas desenvolvidas em nosso curso de mestrado em Teoria Literária (UNIANDRADE), que seguem algumas das tendências apontadas ─ comparativismo, intermidialidade, pós-modernismo, história, memória e discurso ficcional ─ mostram-se atuais e relevantes.
 
IV CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA EM LITERATURA
 
De especial interesse para os cursos de pós-graduação stricto sensu foi a intervenção da professora Dra. Sandra Regina G. Almeida, da Diretoria de Avaliação (DAU) da CAPES , sobre A Avaliação de Programas na área de L&L: Recomendações e Perspectivas.
 
RECOMENDAÇÕES ESPECIAIS AOS PROGRAMAS:
 
Incentivar a interlocução com a educação básica
Discutir formas de interfaces pós-graduação-graduação.
Estimular a rede interna de intercâmbio entre programas.
Programas nível 3. Tomar todas as medidas para melhorar o nível. Lançar mão dos recursos possíveis: professores visitantes, intercâmbios entre pares, etc.
Avaliar a qualidade dos egressos.
 
PERSPECTIVAS da DAU
Monitorar os programas com dificuldades, realizando visitas estratégicas. É preocupante  que o programa se mantenha no nível 3 por mais de três avaliações.
Fortalecer os mestrados e incentivar a abertura de doutorados.
Incentivar a criação de Fóruns Regionais de Coordenadores.
Apoiar eventos organizados por discentes.
Atingir erro zero no Coleta Capes. Análise esmiuçada dos programas.
Responder a questões básicas: como a pós-graduação está atendendo às demandas da sociedade? Como está definindo suas diretrizes futuras?
 
CONFERÊNCIAS
 
Duas das conferências se encaixaram de modo especialmente apropriado na temática do IV Congresso, VISÕES E REVISÕES DO BRASIL: NÓS E OS OUTROS, ao trazer uma visão dos brasileiros que imigraram para os Estados Unidos, conhecidos como brazucas.
 Na conferência de abertura, o professor Dr. Antonio Luciano Tosta, professor assistente da University of Illinois at Urbana-Champaign , Estados Unidos, analisou alguns dos aspectos mais comuns dos gêneros literários praticados pelos brazucas, sua inclusão na comunidade latina  (sob protesto dos falantes do português, que se julgam um grupo à parte) e as percepções que essa literatura revela sobre a interação Brasil-Estados Unidos.
O professor Dr. Welson Tremura discutiu sua experiência com o aprendizado acadêmico da música brasileira, na universidade de Louisville, na Flórida. Seu projeto interdisciplinar “Instituto de Musica Brasileira” aposta na importância do programa, que integra alunos, professores e membros da comunidade local. O caráter interativo de seu offshoot mais importante, o grupo musical Jacaré Brazil, polariza o aprendizado da música brasileira e contribui para construir a presença permanente da cultura brasileira no exterior.
A mostra que nos foi dado assistir em vídeo documenta o elevado nível artístico do grupo de instrumentistas e cantores que inclui, em projetos eventuais de integração, artistas brasileiros de renome. O intercâmbio internacional entre programas abre múltiplas possibilidades para que NÓS conheçamos os OUTROS e para nos darmos a conhecer.
 
 

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