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terça-feira, 11 de junho de 2024

INTERMIDIALIDADE EM FOCO


Mail Marques de Azevedo


A publicação do quarto volume da série dedicada aos estudos da Intermidialidade assinala vitória memorável do projeto desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Intermídia, sob a competente regência de Thaís Flores Nogueira Diniz, que destaca seus objetivos: “Trazer ao público brasileiro/lusófono, pesquisadores e estudantes, pensamentos significativos de nomes renomados nesta área”.


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À primeira antologia, Desafios da Arte Contemporânea 1, seguiu-se de imediato o volume 2, publicados em 2012. Em ambos, tradutores filiados ao Grupo Intermídia disponibilizaram aos interessados textos muitas vezes de difícil acesso, de autoria de Irina Rajewsky, Liliane Louvel, Jürgen Müller, Carol Duncan, Karl Prümm, Chiél Kattenbelt, Hans Lund e Claus Clüver, entre outros.

O volume 3 Escrita, som, imagem: natureza em foco, de 2022, resultou da realização do Colóquio Internacional Escrita, Som, Imagem IAWIS/AIERTI, nas instalações das Faculdades de Ciências Humanas da UFMG. A variabilidade e ineditismo das sessões de participação criativa – produções coletivas e individuais, que utilizaram em sua confecção mídias diversas: música, pintura, instalações, performances, mídias digitais e outras – focadas no tema do evento, a relação com o mundo natural, foram alvo de elogios dos pesquisadores internacionais presentes Jorgen Bruhn, Irina Rajewsky, Sophie Aymes e Lauren Weingarden, colaboradores habituais dos componentes do Intermídia, com quem estabeleceram sólidos laços de amizade.     

Constitui caso exemplar a parceria entre o Grupo Intermídia e Claus Clüver, cujo texto referencial, “De ‘Iluminação mútua das artes” a ‘Estudos de Intermidialidade’”, abre o quarto volume de registros testemunhais das atividades do Intermídia. A relação de Clüver com o Brasil, porém, antecede de muito a atual publicação, pois é casado com uma brasileira, a quem conhecera quando ambos faziam estudos avançados de Teoria Literária, nos idos de 1950. Desde então conta várias estadas no Brasil como professor visitante na PUC-SP, na UFMG e na USP, onde lecionou Teoria Literária e Literatura Comparada, no ano de 1996.

Na conclusão do artigo mencionado acima, Clüver ressalta sua íntima ligação com universidades brasileiras: “Posso ter sido o primeiro a ministrar um curso de pós-graduação sobre relações interartes no país, quando ofereci a disciplina na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1976, a convite de Haroldo de Campos e Décio Pignatari”. Atribui, ainda, importância capital ao seu envolvimento na formação do Grupo Intermídia, na Universidade Federal de Minas Gerais, “presidido com maestria por Thaïs Flores Nogueira Diniz, com participantes de Letras, Música, Belas Artes e Comunicação”.

Embora não atinjam a relação de apadrinhamento entre Clüver e o Intermídia, outros colaboradores fiéis ressurgem no volume publicado pelo grupo em 2024. Na Parte I – Cinema e adaptação, Jorgen Bruhn; na Parte II – Palavra e imagem, lá está Claus Clüver revisitando um velho tópico, a écfrase; na Parte III – Transmidia(lidade), Irina Rajewsky desafia os leitores a combater a cegueira midiática da narratologia (clássica) com o emprego de abordagens transmidiáticas.

Como membros do Intermidia, a professora Brunilda Reichmann, nossa colega Franciele Nogozeki e eu mesma emprestamos nossa despretensiosa colaboração de tradutoras para concretizar o 4º volume, com a versão para a língua portuguesa dos textos de Marie-Laure Ryan e Claus Clüver, respectivamente.

Trata-se realmente de uma vitória memorável do Intermídia, que obteve junto aos órgãos financiadores da UFMG recursos para a publicação do livro em formato físico. Nossos cumprimentos ao denodo e à dedicação de nossos companheiros e companheiras.

Em Curitiba, junho de 2024.


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Mail Marques de Azevedo possui doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (1999). Foi professora da Universidade Federal do Paraná, de 1988 a 2007, e, atualmente, faz parte do corpo docente da UNIANDRADE. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em literatura de minorias, atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros autobiográficos, literatura afro-americana e literatura pós-colonial. 

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