Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de setembro de 2024

ENTRE AS MARGENS DE GUIMARÃES ROSA:

ENTREVISTA COM GILSON DE BARROS

                                                             

Gilson de Barros

Nathalia Ribeiro e Fernandes


No post de hoje do blog Sarau Literário temos a entrevista com o ator teatral Gilson de Barros que atualmente está com adaptações das obras de Guimarães Rosa: 


Fonte da imagem: Acervo pessoal do entrevistado.


Nathalia: Olá, Gilson. Primeiro gostaria de agradecer seu aceite em conceder entrevista ao blog Sarau Literário.

Gilson: Eu que agradeço o convite!

Nathalia: Bom, como você conheceu a obra de Guimarães Rosa e qual foi a primeira sua primeira leitura dele?

Gilson: Creio que eu deveria ter 17 anos e participei de uma peça chamada “Imagens dos sertões” e era uma colagem de textos, que incluía um trecho do julgamento de Zé Bebelo. Na época eu comprei o livro e li só o julgamento. Quando somos jovens, não lemos muito, mas como eu tinha o livro (Grande sertão: veredas), com o tempo li todo. Esse primeiro contato foi muito especial. Já reli algumas vezes o livro, mas a primeira vez foi muito especial. Eu tinha por volta de 17 anos e não li o livro completo. Só aos 20 e poucos anos, li todo.

Nathalia: Foi um contato bem jovem. Interessante! E depois que conheceu a obra de Rosa, de onde surgiu a ideia de fazer a adaptação?

Gilson: Bom, eu me aposentei. Eu trabalhava na prefeitura do Rio de Janeiro, na Secretaria de Cultura e todo ator que se aposenta quer fazer seu monólogo e viajar. Ai eu pensei no Grande sertão: veredas, que foi um livro que eu já tinha contato sempre, mas eu não tinha ideia do recorte que iria fazer. O que eu fiz foi baixar um PDF e tudo que eu tinha marcado, fui colocando no arquivo miscelânea e partir desse arquivo é que eu comecei a ler na internet vários trabalhos acadêmicos sobre o livro e ai surgiu a ideia de fazer os “amores”, que foi a primeira adaptação. Tudo que era possível extrair sobre o tem amor, eu extraí do meu arquivo miscelânea e montei a primeira adaptação. Com as outras adaptações foi da mesma forma, as ideias foram surgindo a partir da leitura do meu arquivo e de trabalhos de mestrado e doutorado. Assim, que vou construindo a dramaturgia.

Nathalia: Assim surgiu a primeira adaptação que você chamou de “Riobaldo” ne?

Gilson: Isso! Ela tem a temática “amores de Riobaldo” e intitulei com o nome do personagem.

Nathalia: E depois vieram outras duas...

Gilson: Eu tenho duas prontas: “Riobaldo”, que foi a primeira e a segunda que é o recorte da temática bem e mal, que é “O diabo na rua, no meio do redemoinho” e a terceira é “O julgamento de Zé Bebelo”, que fala sobre a temática do jagunço, do que é o jaguncismo no Brasil. Essa não estreei. Vou estrear em outubro em São Paulo.

Nathalia: Pois é. Citei três, pois tive o privilégio de ver um pouco desse processo de criação da terceira e participei de uma leitura que você fez. Das duas que já estão em cartaz, qual você acha que é mais bem recebida pelo público?

Gilson: Eu acredito que “Riobaldo”, pois ali tem tudo. É um resumo do livro e trata da temática “amor” que não tem como não gostar. As outras, foi por conta do trabalho de continuidade, mas sem dúvida “Riobaldo” o público gosta mais. Mas eu, Gilson, acho que “O diabo na rua, no meio do redemunho” muito mais interessante. Me deu mais trabalho de pesquisa. E a terceira vou sentir o público quando estrear. Espero que também seja bem recebida.

Nathalia: Tenho certeza de que será, pois você é um excelente ator e tem amor pela obra do Rosa. Obrigada pela entrevista e muito sucesso na estreia.

Gilson: Eu que agradeço, querida! Conte comigo sempre!


Fonte da imagem: Acervo pessoal do entrevistado.


----------------------------------- 

Gilson de Barros é ator e funcionário público aposentado. Atua no Brasil todo com as adaptações das obras de Guimarães Rosa e peças de outras temáticas. Participa de clubes de leitura sobre a obra do autor mineiro.

Nathalia Ribeiro Fernandes é doutoranda pelo PPG em Teoria Literária da UNIANDRADE, pesquisadora da obra de Guimarães Rosa e é mediadora do Clube de Leitura Travessia, onde conheceu o ator.

Nota da entrevistadora: Na época da entrevista (agosto de 2024), Gilson estava em cartaz com as duas adaptações em Niterói. Para conferir a programação atual, basta acessar a página do Instagram do ator, em @gilsondebarrosator.

Nenhum comentário:

Postar um comentário