Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de julho de 2025

COORDENADORA DO MESTRADO E DOUTORADO DA UNIANDRADE PARTICIPA DA CELEBRAÇÃO DOS 74 ANOS DA CAPES

 

Crédito da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=n07BJyHdtlg


A professora Verônica Daniel Kobs marcou presença na cerimônia de comemoração dos 74 anos da CAPES, transmitida ao vivo, pelo YouTube, no dia 11 de julho.

Durante o evento, as autoridades convidadas destacaram a relevância das redes de colaboração acadêmica em um mundo marcado, muitas vezes, pela fragmentação e pela resistência à integração — o que torna ainda mais fundamental o fortalecimento de vínculos entre instituições, áreas do conhecimento e regiões do país. Além disso, ressaltou-se a autoridade intelectual de quem ensina e o papel estratégico dos professores na formação crítica e qualificada de novas gerações.


Crédito da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=n07BJyHdtlg


Outro ponto que mereceu atenção foi o risco de evasão nos programas de pós-graduação nos próximos anos, apontando a necessidade urgente de políticas públicas que valorizem a permanência e a formação de novos pesquisadores. De modo a consolidar esse intuito, na sessão comemorativa também foi lançado o novo Plano Nacional de Pós-Graduação, que, entre inúmeras propostas, valoriza e incentiva a inovação e o estreitamento dos laços entre a Pós-Graduação e a Educação Básica.


Crédito da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=n07BJyHdtlg


Reafirmando a importância da articulação entre as principais instituições de fomento à pesquisa científica no país, o evento contou ainda com a participação do representante do CNPq, que rememorou os principais desafios e conquistas da Capes, ao longo das décadas.

Durante a transmissão dos pronunciamentos, no chat do YouTube, coordenadores de todo o Brasil parabenizaram a CAPES por seus 74 anos! 


Crédito da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=n07BJyHdtlg


Nunca é demais lembrar que essa longevidade consolida um papel de excelência na regulação e avaliação dos cursos de pós-graduação, em todo o Brasil. Afinal, mais do que garantir qualidade à formação acadêmica, a CAPES é essencial para o fomento à pesquisa e para o avanço do conhecimento científico — especialmente em tempos em que o pensamento crítico e a inteligência humana se fazem cada vez mais necessários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário