Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de setembro de 2025

 

A PRÁTICA DE LEITURA NA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DA LITERATURA NA AMPLIAÇÃO DO REPERTÓRIO DE MUNDO

 

Rosa Maria Bariquelo

 

As práticas de leitura na Educação Infantil, juntamente com a escolha dos livros de literatura, partem inicialmente da exploração de diversos títulos literários. Essa escolha considera o conceito de bibliodiversidade, que envolve uma variedade de títulos, editores, formatos, ilustradores, autores e idiomas disponíveis para crianças, para que elas possam compreender o mundo a partir de diferentes pontos de vista e culturas. 

Um exemplo de trabalho de mediação literária foi a exploração do livro Carona, de Guilherme Karsten, com a turma do Pré (crianças de 4 anos). Pronto para uma aventura à beira-mar, um surfista coloca sua prancha no carro e parte animado para pegar umas ondas, mas acaba encontrando um mergulhador indo carona, seguido por um herói, um jacaré e até um ladrão.

  

Crédito da Imagem: Companhia das Letras.

  

Durante a mediação, apresentei o livro desde a capa até a contracapa, destacando o autor, o ilustrador e utilizando a entonação da voz para provocar as crianças a expandirem seu vocabulário e compreenderem seus usos e possibilidades. A mediação brinca com os elementos do objeto, trazendo as ilustrações e os personagens, além das rimas, uma construção linguística interessante para que as crianças percebam as nuances da reprodução sonora. A história progressiva ajuda a entender a construção narrativa com vários personagens e o final divertido com o lobo.

As propostas de leitura na Educação Infantil também podem ser ampliadas por meio de brincadeiras musicais com textos musicais; livros de diversos gêneros, formatos e autores; brincadeiras com palavras; contação de histórias, que difere da leitura tradicional; leitura compartilhada em voz alta, que permite às crianças acompanhar o processo, ouvir e interagir; e o uso de quadrinhos, um gênero textual diferenciado.

Essas práticas podem se estender às práticas de escrita, como a escrita espontânea, o papel da professora como escriba e a criação de espaços de escrita nos cantos de atividades variadas. Assim, a mediação de leitura se configura como um instrumento essencial para despertar a curiosidade, cultiva a imaginação e fortalecer o vínculo das crianças com o mundo das palavras e das histórias.

 

---------------------------

Rosa Maria Bariquelo é Professora de Educação Infantil e trabalhou na Secretaria Estadual de Educação do Paraná  – SEED/PR, de 1994 a 2007. Desde 2008  é servidora da Secretaria Municipal de Ensino de Curitiba.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário