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segunda-feira, 6 de outubro de 2025

 

LITERATURA INFANTIL: UMA ALIADA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

 

          Flávia Cristine Fernandes Souto

            

A leitura é uma via de acesso ao conhecimento que subsidia a compreensão da realidade. Importante destacar que a leitura não inicia com as palavras impressas. Muito antes de aprender a ler palavras a criança lê o mundo ao seu redor, ao interpretar gestos, falas e tom de voz de seus familiares, símbolos presentes em embalagens e brinquedos, ícones em aparelhos eletrônicos, cores, formas, ilustrações e canções, entre tantos outros exemplos possíveis. Mais do que um ato mecânico, a leitura exige atenção às múltiplas linguagens que a permeia, as entrelinhas e as nuances da vida. A complexidade dessa leitura de mundo está presente também no ato de ler e compreender textos escritos.

Para desenvolver o gosto pela leitura entre as crianças, uma proposta possível é a literatura infantil. Por meio dessa leitura, em tese, a criança viaja para lugares distantes, por vezes irreais, conhece culturas diferentes e de outros tempos, se coloca no lugar dos personagens, compartilha seus sentimentos, medos, angústias e alegrias, desenvolvendo a capacidade de ver o mundo sob outras perspectivas.

Esse movimento cognitivo da criança se colocar no lugar do personagem de uma determinada história pode ser, também, explorado no trabalho com a resolução de problemas matemáticos. Nessa perspectiva, a ação da criança de colocar-se como protagonista da história, favorece o desenvolvimento de suas habilidades de compreender o problema; identificar conceitos matemáticos nele envolvido; traduzi-los para uma linguagem matemática; e elaborar estratégias resolutivas na busca de uma solução para o problema.

No ensino de matemática por meio da resolução de problemas a leitura e a matemática se entrelaçam. A habilidade de compreender um determinado problema é tão importante quanto o conhecimento de conceitos matemáticos. A falta de compreensão do texto de um problema é, não raras vezes, uma barreira que impede que a criança desenvolva resoluções plausíveis e encontre a solução esperada.

Nessa lógica, utilizar a literatura infantil como pano de fundo para problemas matemáticos é uma abordagem didática produtiva, pois apresenta a matemática em situações contextualizadas, ainda que imaginárias, de forma prática e divertida. Histórias que envolvem mistérios numéricos a serem solucionados por detetives, pirata que busca seu tesouro conforme dicas de orientação e localização, príncipe e princesa que organizam suas roupas seguindo uma sequência de cores e tamanho, personagens mirins que combinam seus lanches de diferentes formas, por exemplo, apresentam de maneira lúdica conceitos matemáticos como números e operações, orientação e localização no espaço, sequência, classificação e combinatória.  


Fontes da imagem: Agência Gov – EBC; e Cola da Web 


Ao utilizar uma literatura infantil como contexto para os problemas, o ensino de matemática afasta-se de uma abordagem abstrata, com ênfase no treino de regras, e aproxima-se de situações cotidianas, com espaço para reflexões, construção de estratégias resolutivas próprias e generalizações, tornando o aprendizado mais significativo. Ademais, estimula o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático da criança, de sua autonomia e habilidade de mobilizar conceitos matemáticos para resolver problemas.

Conectar uma boa história à resolução de problemas colabora, de forma lúdica, para o desenvolvimento de habilidades de leitura e do raciocínio lógico-matemático, pois cria um ambiente de aprendizado rico e estimulante. É uma oportunidade de mostrar que a matemática pode ser mágica, cheia de aventuras e mistérios, como qualquer conto de fadas. 


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Flávia Cristine Fernandes Souto: é mestre em Teoria e Prática de Ensino pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com foco em Educação Matemática. Professora e pedagoga na Gerência de Currículo da Rede Municipal de Ensino de Curitiba.

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