LITERATURA INFANTIL: UMA ALIADA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Flávia Cristine Fernandes Souto
A leitura é uma via de acesso ao conhecimento que subsidia a compreensão da realidade. Importante destacar que a leitura não inicia com as palavras impressas. Muito antes de aprender a ler palavras a criança lê o mundo ao seu redor, ao interpretar gestos, falas e tom de voz de seus familiares, símbolos presentes em embalagens e brinquedos, ícones em aparelhos eletrônicos, cores, formas, ilustrações e canções, entre tantos outros exemplos possíveis. Mais do que um ato mecânico, a leitura exige atenção às múltiplas linguagens que a permeia, as entrelinhas e as nuances da vida. A complexidade dessa leitura de mundo está presente também no ato de ler e compreender textos escritos.
Para desenvolver o gosto pela leitura
entre as crianças, uma proposta possível é a literatura infantil. Por meio
dessa leitura, em tese, a criança viaja para lugares distantes, por vezes
irreais, conhece culturas diferentes e de outros tempos, se coloca no lugar dos
personagens, compartilha seus sentimentos, medos, angústias e alegrias,
desenvolvendo a capacidade de ver o mundo sob outras perspectivas.
Esse movimento cognitivo da criança se
colocar no lugar do personagem de uma determinada história pode ser, também,
explorado no trabalho com a resolução de problemas matemáticos. Nessa
perspectiva, a ação da criança de colocar-se como protagonista da história,
favorece o desenvolvimento de suas habilidades de compreender o problema;
identificar conceitos matemáticos nele envolvido; traduzi-los para uma
linguagem matemática; e elaborar estratégias resolutivas na busca de uma
solução para o problema.
No ensino de matemática por meio da
resolução de problemas a leitura e a matemática se entrelaçam. A habilidade de
compreender um determinado problema é tão importante quanto o conhecimento de
conceitos matemáticos. A falta de compreensão do texto de um problema é, não
raras vezes, uma barreira que impede que a criança desenvolva resoluções
plausíveis e encontre a solução esperada.
Nessa lógica, utilizar a literatura
infantil como pano de fundo para problemas matemáticos é uma abordagem didática
produtiva, pois apresenta a matemática em situações contextualizadas, ainda que
imaginárias, de forma prática e divertida. Histórias que envolvem mistérios
numéricos a serem solucionados por detetives, pirata que busca seu tesouro
conforme dicas de orientação e localização, príncipe e princesa que organizam
suas roupas seguindo uma sequência de cores e tamanho, personagens mirins que
combinam seus lanches de diferentes formas, por exemplo, apresentam de maneira
lúdica conceitos matemáticos como números e operações, orientação e localização
no espaço, sequência, classificação e combinatória.
Ao utilizar uma literatura infantil como contexto para os problemas, o ensino de matemática afasta-se de uma abordagem abstrata, com ênfase no treino de regras, e aproxima-se de situações cotidianas, com espaço para reflexões, construção de estratégias resolutivas próprias e generalizações, tornando o aprendizado mais significativo. Ademais, estimula o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático da criança, de sua autonomia e habilidade de mobilizar conceitos matemáticos para resolver problemas.
Conectar
uma boa história à resolução de problemas colabora, de forma lúdica, para o
desenvolvimento de habilidades de leitura e do raciocínio lógico-matemático,
pois cria um ambiente de aprendizado rico e estimulante. É uma oportunidade de
mostrar que a matemática pode ser mágica, cheia de aventuras e mistérios, como
qualquer conto de fadas.
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Flávia
Cristine Fernandes Souto: é
mestre em Teoria e Prática de Ensino pela Universidade Federal do Paraná
(UFPR), com foco em Educação Matemática. Professora e pedagoga na Gerência de
Currículo da Rede Municipal de Ensino de Curitiba.
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