Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

A mulher na literatura

No dia 25 de setembro de 2012, o evento A mulher na literatura, realizado no Country Club, contou com a presença das professoras Anna Stegh Camati, Brunilda Reichmann e Sigrid Renaux que participaram de uma mesa redonda sobre as autoras Margareth Edson, Katherine Mansfield e P. K. Page. Abaixo uma mensagem da organizadora Liana Leão, uma foto das professoras e uma mensagem de Clarissa Jordão.


Mensagem de Liana Leão:

Queridas Professoras Sigrid, Brunilda e Anny,

Parabéns as três grandes mestras pelas palestras maravilhosas a que tivemos o privilégio de assistir ontem à noite. Foram muitos os elogios. Excelentes as três falas sobre Wit, de Margaret Edson, o conto “Êxtase” (“Bliss”) de Katherine Mansfield, e sobre os Diarios de P. K. Page. Muito obrigada as três e um triplo parabéns.

Em nome de seus alunos, e da plateia de ontem também, agradecemos todo o carinho, dedicação e conhecimento compartilhado. 

Vocês são um contínuo estímulo à pesquisa, três exemplos de como a literatura pode sim fazer a diferença. Qualquer agradecimento fica pequeno diante de tantos caminhos que vocês nos abriram e continuam abrindo a alunos, pesquisadores, professores, colegas.

Já há alguns anos, após se aposentarem da UFPR, vocês mostraram que a união faz a força, conseguindo estruturar e abrir um mestrado bem cotado e uma excelente revista (muito bem cotada na Capes). O esforço, o trabalho de vocês foi fundamental para essas empreitadas serem bem sucedidas. Mais um exemplo de perseverança e de competência. Só podemos aplaudi-las.

Segue a mensagem da professora Clarissa Jordão, da UFPR, que foi lida ontem pela tradutora Martha Schlem antes do início da palestra. As palavras da Clarissa, como disse muito bem a Martha, traduzem a dívida de gratidão dos que foram  seus alunos na graduação e pós-graduação. São hoje professores que se espalham pelo país...

Aproveito para agradecer também a Martha Schlem e Mariza Almeida que, em meio a tantos compromissos, conseguiram comparecer ao evento e inclusive participaram com algumas palavras. Martha, obrigada por ler a mensagem da Clarissa e também por falar sobre sua experiência como aluna. Mariza, muito obrigada por fechar com chave de ouro o nosso evento e falar em nome da UFPR. 

Agradeço em especial ao prof. Paulo Pellissari que dedicou a tarde a compor um texto emocionante, que, tenho certeza, repassou a vocês. Paulo, obrigada também por ter cancelado a aula para poder comparecer a homenagem as mestras. 

Agradeço a todos que compareceram, como a pró-reitora da Tuiuti, prof. Dra. Ana Margarida Taborda, a professora Marcia Becker, a diretora Silvia Camargo, aos familiares e amigos, e a todos os que desejaram, com sua presença, homenagear nossas queridas mestras. 

Espero que consigamos promover novos encontros com essas professoras maravilhosas. Foi um prazer enorme vê-las em "sala de aula" novamente. Foi novamente um grande aprendizado.

Liana Leão


Brunilda, Sigrid e Anna

Mensagem de Clarissa Jordão:

Embora impossibilitada de comparecer fisicamente hoje, gostaria de dizer a todos que estou com vocês em pensamento. E dizendo isso, gostaria de tomar a liberdade de, nesse momento, contar uma grande vantagem, porque vejo que tenho motivos para me sentir um ser privilegiado: tive a grande honra, reservada a poucos, de ser aluna dessas três grandes mestras da literatura na cena curitibana – e isso é razão mais do que suficiente para me sentir iluminada. De fato, creio que eu tenha sido mesmo iluminada por estas três grandes professoras. A elas devo minha carreira acadêmica: a Sigrid, pelo estímulo para continuar os estudos após a graduação, a Brunilda por me aceitar como orientadora no mestrado, e a Anna por me aceitar durante o desespero do fim do mestrado. A todas, devo o apoio que me fez seguir em frente e acreditar em mim. Obrigada, amadas mestras, pelo exemplo de competência, perseverança e humanidade no qual sempre me espelho. Amo vocês. Obrigada por tudo.

Clarissa Jordão

Nenhum comentário:

Postar um comentário