MEMÓRIA DO V ENCONTRO INTERNACIONAL DO MESTRADO E DO DOUTORADO EM TEORIA LITERÁRIA DA UNIANDRADE
Verônica Daniel Kobs
Palestra de abertura do evento. Fonte: Streamyard.
No segundo dia 17/10, a primeira conversa reuniu editores e jornalistas, para apresentar a relevância de Oswald de Andrade nos jornais e nas revistas. Daniel Zanella, Natan Schafer e Whisner Fraga foram os ilustres convidados. No fim da manhã, o diálogo foi com os professores Andre Cabral de Almeida Cardoso (UFF), Diego Gomes do Valle (UFFS) e Everton Almeida Barbosa (UNEMAT), que compuseram a mesa Sobre os Sinais dos Tempos. No período da tarde, o tópico foi a Antropofagia, focalizada sob a pespectiva acadêmica. Dessa vez, assumiram a palavra a professora Rebeca Queluz (UFPR) e o escritor e professor Otto Leopoldo Winck, da Uniandrade. Na seção Literatura em Revista, Cesar Paulo da Silva (UEPG) analisou a obra de Elena Ferrante. À noite, na mesa-redonda Sobre Misturas e Mutações, mediada pela professora Célia Arns de Miranda (Uniandrade/UFPR), as professoras Elaine Barros Indrusiak (UFRGS), Maria Cristina Ribas (UERJ) e Verônica Daniel Kobs (Uniandrade) falaram sobre Literatura, outras artes e outras mídias. E, para fechar a noite em grande estilo, a diretora de teatro Fátima Ortiz fez uma leitura dramática da minicoletânea intitulada “Poemas da Colonização”, de Oswald de Andrade.
No dia 18/10, a professora Nivea Bona (Boston University) falou sobre Redes Digitais e Relações Humanas. Logo depois, Ariane Salgado (PUC-SP), Fábio Fernandes (PUC-SP) e Walter Lima Torres (UFPR) apresentaram suas obras, todas elas recém-publicadas. Depois do almoço, o Brainstorm "Oswald de Andrade Multifacetado" contou com as apresentações de Fernanda Clemilda Santos de Oliveira Dante (UFPR), Gissele Chapanski (UniSantaCruz/Instituto Serendipe), Sandro Moser (Festival de Curitiba) e Sérgio Khalil (Instituto Serendipe). O responsável por essa reunião foi o jornalista Daniel Zanella. Na seção Literatura em Revista, Thiago Franklin de Souza Costa (UFRJ) apresentou seus estudos sobre a obra de Lídia Jorge. Para fechar o dia, a semana e o evento com chave-de-ouro, os autores José de Nicola e Lucas de Nicola contaram um pouco sobre o livro Semana de 22: Antes do Começo e Depois do Fim, um trabalho monumental de pesquisa (648 páginas de Literatura e História). Em seguida, Verônica Daniel Kobs (Uniandrade) apresentou o Manifesto da Poesia Pau-Brasil, de Oswald de Andrade, em uma versão ilustrada pela Inteligência Artificial do Canva.
Para rever as palestras, os debates, as mesas-redondas e as leituras dramáticas, acesse os links abaixo:
-------------------
Verônica Daniel Kobs: Pós-Doutorado em Literatura e Intermidialidade (UFPR). Professora e pesquisadora de Literatura e Tecnologia Digital. Coordenadora dos cursos de Mestrado e Doutorado em Teoria Literária da UNIANDRADE. Idealizadora do blog Sarau Literário.