FLORIDA UNIVERSITY OF SCIENCE AND THEOLOGY RECEBE PROFESSORAS DA UNIANDRADE NO CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO
Verônica Daniel Kobs
(Com depoimentos dos participantes do evento)
No período de 6 a 8 de agosto de 2024, a Florida University of Science and Theology (FUST) realizou o Congresso Internacional de Educação, Tecnologia e Desenvolvimento Humano (CIET-DH). O convite para que os programas de Mestrado e o Doutorado em Teoria Literária da UNIANDRADE participassem do evento chegou em julho, quando recebi mensagem da professora Déborah Oliveira (FUST). Agendamos uma reunião on-line para o dia seguinte e, naquela ocasião, recebi a prazerosa tarefa de fazer a fala de encerramento, no CIET-DH. Apesar de saber que isso representava uma grande responsabilidade, aceitei o desafio.
No mesmo dia, combinamos que outros professores da UNIANDRADE também participariam do evento, debatendo a palestra de abertura e ofertando um minicurso. Logo após a reunião, conversei com as professoras Camila Marchioro e Greicy Pinto Bellin, que imediatamente aceitaram participar do congresso. Todas nós estávamos cientes de que, nessa oportunidade, estaríamos dando início à parceria institucional, que, felizmente, não ficaria restrita apenas a documentos e assinaturas.
Para que os alunos da UNIANDRADE também fizessem parte desse intercâmbio de ideias, a FUST providenciou cupons de desconto que foram distribuídos prontamente, entre nossos mestrandos e doutorandos. Estávamos a poucos dias do encerramento do prazo para submissão de trabalhos, mas o projeto mobilizou a todos, inclusive alguns orientadores, que interromperam suas férias para auxiliar os alunos. O esforço valeu a pena, porque, no último dia do evento, o Prof. Dr. Matusalém Alves Oliveira, anfitrião das três noites, anunciou números que comprovaram o imenso sucesso alcançado pela FUST, durante o congresso: mais de 400 participantes e quase 200 trabalhos submetidos!
Foram três dias repletos de atividades: palestras, mesas-redondas, minicursos e apresentações culturais, as quais completavam a programação de maneira exemplar, ao associar a arte com a diversidade e a com a educação.
No dia 6 de agosto, a palestra de abertura, intitulada “As tecnologias da informação e comunicação como fator de inovação para a educação inclusiva e social”, foi proferida pelo Prof. Dr. José Antonio Torres González, catedrático da Universidade de Jaén, na Espanha. Posteriormente, a Profa. Dra. Camila Marchioro, do Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE), debateu alguns dos temas apresentados pelo palestrante, à luz de conceitos relacionados a Políticas da Subjetividade, linha de pesquisa que abrange os projetos de pesquisa desenvolvidos pela docente, no Mestrado e no Doutorado em Teoria Literária da UNIANDRADE.
Assista à palestra e ao debate na íntegra, acessando este link: https://www.youtube.com/watch?v=X5L78DOiryo.
Fechando o segundo dia de congresso, o Reitor e professor da FUST, Dr. Washington Luiz Martins da Silva, proferiu a palestra “O dilema do professor entre a ética e política para o desenvolvimento humano frente aos impasses gerados pelo trilema: globalismo, soberania e mundialismo democrático”. Aprofundando uma discussão atual e necessária, o professor encantou a todos, demonstrando extremas eloquência e expertise.
Para ver a palestra ministrada pelo Reitor e professor da FUST, siga este link: https://www.youtube.com/watch?v=WMQYOflE31I.
Ressalto, ainda, que o Reitor da FUST foi extremamente participativo nas atividades do evento, tendo assistido a todas as palestras e atividades culturais. Inclusive, após a minha palestra, fiquei honrada com os comentários feitos por ele, os quais considerei como o maior elogio que já recebi, em 31 anos de profissão. Obrigada por isso, professor Washington!
Na tarde do dia 8 de agosto, a Profa. Dra. Greicy Pinto Bellin, da UNIANDRADE, ministrou o minicurso “O mercado digital na área de Educação: tecnologia e desenvolvimento humano em uma perspectiva sistêmica”. Com dezenas de participantes, a atividade motivou questionamentos e considerações a respeito do novo panorama cultural e educacional desencadeado pelos avanços tecnológicos recentes.
Para ver o minicurso e ficar por dentro das novidades, no contexto escolar e no processo de aprendizagem, basta acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=WSYv_n45zRg.
Fechando o congresso, na noite do dia 8 de agosto, ministrei a palestra “Entre a letra e o pixel: autoria, leitura e Educação digital”. Contemplando algumas das habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apresentei os principais desafios que a tecnologia digital apresenta a educadores e alunos. Além disso, destaquei o percurso evolutivo do leitor, que, nas últimas décadas, vem acumulando funções, e tentei mostrar comportamentos desencadeados pela tecnologia digital e que demandam mais atenção da sociedade em geral.
Para acompanhar essa palestra na íntegra, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=nYJv9t6VBO4. Ao final da minha fala, no chat do YouTube, a Profa. Ma. Juliana Almeida, da FUST, registrou o que a realização do CIET-DH representou, nessa nova parceria institucional: “FUST e UNIANDRADE somando em qualidade para o ensino”. Além disso,em uma conversa via e-mail, depois do congresso, a professora Juliana fez referência à “participação dos profissionais de alta qualidade e rigor acadêmico que representaram a UNIANDRADE” no congresso.
Também após o evento, a Profa. Esp. Ana Vitória Imperiano, da FUST, que orquestrou com maestria todas as atividades do CIET-DH, parabenizou a UNIANDRADE, ressaltando a qualidade e a intelectualidade que, nas palavras dela, ficaram evidentes nas contribuições que as professoras Camila, Greicy e eu oferecemos ao evento.
Retribuindo os elogios que recebemos, registro, aqui, as calorosas recepções do Prof. Dr. Matusalém Alves Oliveira, anfitrião oficial do evento, e do Coordenador dos Programas de Mestrado e Doutorado da FUST, Prof. Dr. Fábio Alves Gomes, que, diariamente, recebiam congressistas e palestrantes com entusiasmo contagiante.
Agradeço especialmente às professoras Camila Marchioro e Grecy Pinto Bellin, que não apenas aceitaram o convite na mesma hora como se engajaram nos preparativos das atividades que desempenharam com excelência, e aos alunos e alunas da UNIANDRADE que participaram do CIET-DH, alguns como ouvintes, outros submetendo trabalhos e todos registrando sua presença e seus comentários nos chats do YouTube, durante todas as atividades do congresso.
Por fim, todos nós, da UNINDRADE, agradecemos à FUST, pelo convite e pela acolhida, pois nossa participação no CIET-DH superou todas as expectativas e nos permitiu constatar que o futuro é, de fato, promissor. Inclusive, em outubro deste ano, já temos novo encontro marcado, no V Encontro Internacional, que contará com a fala do Reitor da FUST, Prof. Dr. Washington Luiz Martins da Silva, na palestra de abertura, e com a participação do Prof. Dr. João Muanza, da mesma instituição, na noite do primeiro dia de evento.
“Tive a alegria de participar como debatedora na palestra de abertura do Congresso Internacional de Educação, Tecnologia e Desenvolvimento Humano na qual o professor Dr. José Antonio Torres González nos brindou com uma profunda reflexão sobre o papel das TICs na promoção da educação inclusiva e social. Professor José salientou que o desafio reside na educação, não na tecnologia e ressaltou a importância de focar nos potenciais de aprendizagem, adotar metas realistas e transformar a tecnologia em ferramenta de aprendizado. Com o debate, pude concluir que esses princípios se aplicam à inclusão em todas as esferas e que as TICs podem ser utilizadas em diferentes ambientes para uma melhoria na qualidade de vida de muitas pessoas. Assim, minha participação no evento permitiu maior contato com uma área de meu interesse e fomentou um movimento positivo de pesquisa e engajamento nela.” (Professora Camila Marchioro ― UNIANDRADE)
“Entre os dias 6 e 8 de agosto de 2024, tive o prazer de participar do CIET-DH, organizado pela FUST, e fiquei verdadeiramente maravilhada com o que vi. As palestras foram muito estimulantes e trouxeram debates muito atuais sobre os temas do congresso. Destaco, em especial, a mesa-redonda sobre a religiosidade na contemporaneidade, que contou com palestrantes muito lúcidos a respeito do assunto. No dia 8 de agosto, ministrei um minicurso sobre o tema educação, mercado digital, tecnologia e desenvolvimento humano, o qual foi especialmente gratificante para mim, pois recebi muitas manifestações de apreço por parte dos participantes, além de comentários muito interessantes sobre o tema que apresentei. Gostaria de acrescentar que a organização do evento foi primorosa, bem como todas as informações sobre as atividades, enviadas sempre com antecedência. Deixo registradas as minhas congratulações e votos de futuros eventos igualmente estimulantes!” (Professora Greicy Pinto Bellin ― UNIANDRADE)
“Está de parabéns a FLORIDA UNIVERSITY OF SCIENCE AND THEOLOGY, pela realização do CIET― Congresso Internacional de Educação, Tecnologia e Desenvolvimento Humano, ocorrido na primeira semana de agosto de 2024.Estamos todos os organizadores, palestrantes e participantes no mundo inteiro: dos meios acadêmicos e intelectuais. Sobretudo fazendo ser importante destacar a participação da UNIANDRADE ― conveniada com a FUST― quando tivemos a presença honrosa no campo das Letras e das Artes, da Doutora Verônica Kobs, coordenadora dos Programas de Mestrado e Doutorado em Teoria Literária dessa instituição paranaense.
Ao investigar a ótica da literatura integrada às novas tecnologias na educação, ela interdisciplina linhas básicas e estratégicas para o ensino, atenuando sobremodo a liberdade da ação da tecnologia como favorecedora de tornar todos imageticamente escritores, produtores em épocas de espírito empreendedor e de inovação. Excelente presença que certamente o aprendizado dos participantes foi ampliado com a rica interpretação e consistência científica. Novos eventos virão nessa integração interinstitucional!” (Doutor Washington Luiz Martins da Silva ― Reitor da FUST)
“Organização de e-books, palestras, minicursos e apresentações culturais resumem o momento científico e acadêmico ocorrido no Primeiro Congresso Internacional de Educação, Tecnologia e Desenvolvimento Humano ― CIET-DH, recém-promovido pela FLORIDA UNIVERSITY OF SCIENCE AND THEOLOGY, disponibilizado a todos os continentes o que poder-se-ia dizer de estado da arte no tema literário e tecnológico. Ademais de muito motivador, a pesquisadora Kobs ― com clareza de fala e organização visual ― ofereceu, qualitativamente, leques multidisciplinares a todos os participantes.
Na qualidade de professor, pesquisador e vice-líder de grupo de pesquisa do CNPq, venho me congratular com a nossa parceira UNIANDRADE, quando teve a oportuna e inteligente ideia de nos trazer a Doutora pesquisadora em Teoria Literária, Doutora Verônica Kobs, no intuito de proferir uma conferência, cujo conteúdo serviu de corpus à compreensão de que com as novas tecnologias a literatura, e o conhecimento como um todo se fortalece, porque abre inclusão a todas as camadas de classes, cultura e povos, antecedendo em suas palavras todas as peripécias e hilaridades que formam as chamadas variedades de um mundo conectado feliz, para nos comprovar toda manifestação artística de real grandeza interior sem fronteiras”. (Doutor Matusalém Alves Oliveira ― Vice-líder de Grupo de Pesquisa do CNPq)
------------------------------
Verônica Daniel Kobs: Pós-Doutorado em Literatura e Intermidialidade (UFPR). Professora e pesquisadora de Literatura e Tecnologia Digital. Coordenadora dos cursos de Mestrado e Doutorado em Teoria Literária da UNIANDRADE. Idealizadora do blog Sarau Literário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário